sábado, 15 de março de 2014

Filosofia para Crianças & Desenho


Tudo pronto para o início desta sessão a partir de Desenho.
A Biblioteca Municipal de Silves é banhada por uma luz maravilhosa, o que torna ainda mais aprazível o nosso tempo dedicado à Filosofia para Crianças







  
Ter um tempo marcado para cumprir determinada tarefa faz-nos tomar opções, obriga-nos a eleger ou a identificar aquilo que é essencial e a distingui-lo do acessório.


Foi esse o principal objectivo deste exercício: desenhamos três vezes o modelo acima, primeiro com cinco minutos, depois em dois minutos e por último em um minuto.
E fomos observar a exposição!




Foi fácil começar a ver e apontar as diferenças entre o primeiro desenho e o terceiro:

 


Pois bem, em menos tempo começam a escassear determinados pormenores. Coisas como, a etiqueta do casaco, o parafuso, os plásticos, o bigode da mesa e as rodinhas deixam de ser importantes, tornam-se não essenciais.
Porém, para passar a mensagem inicial para o papel, em cerca de um minuto, é obrigatório registar o gato, o casaco, o saco, a fruta e... quanto à cadeira... restaram algumas dúvidas!











No final da sessão, elevamos a fasquia, e, já que discutíamos acerca da cor do gato, se seria essencial ou não, fizémos um gato em dez segundos:


Entre outras coisas, esta sessão foi «um teste [permantente] porque estava sempre a ver se conseguia fazer o desenho naquele tempo.» (Romeu)

Obrigada às Marianas, à Soraia, ao Igor, ao Miguel, ao Tiago, ao Diogo, ao Romeu, ao Luís, à Leonor, à Zibah, ao Martim e à BM de Silves, pela participação e pelo empenho!
 
a facilitadora, Laurinda Silva