quarta-feira, 7 de maio de 2014

Filosofia para Crianças e Escultura - BM de Silves

“FILOSOFIA PRÁTICA PARA CRIANÇAS” na BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES - SÁB., DIA 10 DE MAIO, PELAS 15H30, por ENTELÉQUIA - FILOSOFIA PRÁTICA ®

TEMA: Escultura
SESSÃO GRATUITA (com inscrição)

A Biblioteca Municipal de Silves acolhe no próximo dia 10 de maio, pelas 15h30, mais uma sessão da rúbrica lúdico-didática “Filosofia para crianças”. A atividade, dinamizada pelo projeto Enteléquia – Filos...
ofia Prática ®, terá como tema “A Escultura: seremos nós que moldamos ou serão as coisas e situações que nos moldam?…”.

Aqui, através de um formato essencialmente prático, pretende-se que os participantes alcancem o uso consciente e crítico da linguagem e, consequentemente, uma maior apreensão do mundo. Com o objetivo de transformar o conjunto de participantes numa Comunidade de Investigação e aplicando habilidades criativas, procurar-se-á incentivar a procura do termo que melhor descreve o que cada membro do grupo pensa ou sente com base num estímulo externo, neste caso, a escultura através de argila.

Lançada pela BMS no mês de janeiro deste ano, esta é uma rubrica mensal dirigida a crianças entre os 5 e os 11 anos. Em cada sessão é utilizado o método dialógico socrático e conta com a presença de um facilitador, cuja principal missão não é orientar ou condicionar, mas sim facilitar o diálogo, num “laboratório de ideias” onde ouvir, questionar, conceptualizar, definir, analisar, argumentar, contra-argumentar, exemplificar, contra exemplificar são alguns dos verbos operativos utilizados.
O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para efeitos de inscrição e fornecimento de informações detalhadas sobre esta rubrica.