quinta-feira, 12 de junho de 2014

Catarina, tu és a tua pergunta?



Na última sessão de Filosofia para Crianças deste ano lectivo com o 4ºD visualizámos esta breve animação de Jan Pinkava, conhecido, entre outras coisas, por ter escrito Ratatouille.
 
Foram criadas perguntas a partir da animação e o objectivo era escolher a mais interessante e tentar uma investigação em direcção à resposta.
Ficam as mesmas:



Porém, o comentário da Bia redireccionou totalmente o curso da sessão, quando a sua pergunta não foi votada por ninguém - «estão a ser mauzinhos comigo... :( »

Foi tempo, apesar de curto, de percebermos que criticar uma pergunta, uma ideia nada tem que ver com «ser mauzinho» para a pessoa que a produziu.
 
- Catarina, tu és a tua pergunta?
- Hummmm... (Catarina)
- Grupo, a Catarina é a pergunta dela?
- Não. Ela podia ter feito outra pergunta. (Daniel)
- Há mais coisas na Catarina do que a pergunta dela?
- Sim.

A confusão inicial da Catarina desvaneceu-se e rapidamente ela avançou:
 
- Eu tenho medo de alturas, imaginem. Eu sou o meu medo?
- «Não. A professora é mais coisas para além desse medo. Mas também esse medo faz parte de si. Também vai fazer aquilo que a professora é.»

Pois bem, somos os nossos medos, somos as nossas perguntas, os nossos desejos... E contudo não somos só isso...
Mais uma vez um grupo de performance excelente!

Grata a todos por tão boa forma de terminar o ano!