quinta-feira, 5 de junho de 2014

Se houver amor e amizade a pobreza acaba?


Hoje, depois de uns feriados de interregno das nossas sessões semanais, a Filosofia para Crianças voltou ao 4º D com a tarefa de elaborar o até agora ensaiado Mural de Poesia Visual.
O seu aspecto geral e final foi este:


Neste Mural houve espaço para uma visita guiada ao exposto e para alguns destaques:

O exemplo que se segue é o poema duplo do Diogo B. que se constrói pela repetição simples de duas palavras: Amizade e Amor. 
«facilitadora (f) - Porquê? 
Diogo B. (D.B.) - Porque essas são paralavras que eu gosto mas que também são essenciais. Estas palavras significam muito para mim. E são muito importantes. Por exemplo para os pobres. Os pobres não têm casa, não têm comida, não têm cama, não têm água... Não têm mesmo quase nada. Portanto o amor é muito importante para eles.»
f - Mas eles têm amor?
D.B. - Também podem não ter... Mas deviam ter.
f - Se tiverem amor, deixam de ser pobres?
D.B. - Hummm... Ah! Sim. Sim: por exemplo um milionário, como tem muito dinheiro pode dar metade.
f - Então, se houver amor e amizade a pobreza acaba?
D.B. - Sim.»

«D. B- Este poema surge da minha amizade, do meu amor, da minha criação. Da minha bondade.
f- Alguém mau poderia criar este poema?
D.B. - Não. Só ia pôr coisas más.»

 O Amor, Iris

«O Amor é perfeito
O Amor é bonito
O Amor é bondade.», Bia

 Harmonia, Mariana

sópázsópázsópázsópázsópázsópázsópázsópázsópázsópázsópázsópáz, Catarina

Grata a todos pela colaboração!