quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

«O Paraíso são os Outros»?

«Este livro surge depois de, no romance intitulado A Desumanização, reflectir acerca da popular expressão de Sartre. Como acontece ali, também esta história seria narrada por uma  menina. A passagem que me trouxe a este resultado diz:

"O Inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas uma animal. A humanidade começa no que te rodeia, e não exactamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossa pessoas, um desconhecido ou a suia expectativa. Sem ninguém  no presente ou no futuro, um indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer."»
Valter Hugo Mãe, nota do autor em O Paraíso são os Outros. Porto Ed.

Javier Sobrino, Um Segredo do Bosque, OQO Ed.
Depois de Um Segredo do Bosque, onde o amor por vezes é visto como um problema, esta obra de Valter Hugo Mãe pareceu-me um bom caminho.
Ainda mais porque uma das ideias fortes da última sessão de Filosofia para Crianças com o 4º e 3º anos (defendida com afinco pela A., 3º ano) foi a de que, apesar de todas as dores de barriga, falta de palavras, vergonha e ficarmos paralisados e especados, vale a pena estar apaixonado!! «Vale mesmo a apena amar até se o outro não nos liga!» (A.)
Procurando explorar uma das mensagens em Sarte  que Valter Hugo Mãe cita: 
Um indivíduo, sozinho, é uma pessoa?