segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

«Um Segredo do Bosque»

«Num bosque do Norte, num dia de primavera, um esquilo fez um amigo novo, com quem partilhou algumas das suas nozes. O amigo partiu sabe-se lá para onde, mas ficou para sempre no coração do Esquilo, que doravante ficava com os olhos nublados e sentia cócegas no nariz (entre outros sintomas…) de cada vez que pensava nele. Sem perceber o que se passava consigo, falou com amigos como o Raposo e o Urso que o ajudaram a perceber que sentia algo de especial por aquele amigo... »
Um Segredo do Bosque
Javier Sobrino (texto), Elena Odriozola (ilustração), OQO (editora)


Esta é a sinopse da história que abriu a nossa sessão de Filosofia para Crianças, com o 2º ano. O amor tão imprevisto quanto insuspeito do bosque levou-nos a pensar sobre:
* Como sabemos que estamos apaixonados?
* Como ficamos quando estamos apaixonados?
Porquê?
* Qual a melhor maneira de dizer à pessoa por quem estamos apaixonados o que sentimos?

Sabemos que estamos apaixonados quando só pensamos na pessoa; estamos sempre a ver a pessoa; ficamos corados; ficamos nervosos, esclarece o grupo.

À parte dos conselhos de «urso grande» e «lobíssimo do lobo», os participantes não estavam fracos de ideias para dizer a alguém que se está apaixonado: Olhos nos olhos; em público; só os dois e dizer tudo o que sentimos; com uma canção; numa carta; marcar um encontro; ir jantar; ir dançar...

E quanto a amores improvavéis e a palpites alheios, talvez esta história ainda nos tenha algo mais a proporcionar! Ora espreitem:

 

Imagens e sinopse in http://www.catalivros.org



Grata a todos pela sessão.